terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oração a Nossa Senhora da Aprovação.

Para os criativos de plantão, aqui vai a oração que pedimos à Deus: "Oração para Nossa Senhora da Aprovação". Toda vez que algum de nós for apresentar uma campanha para um cliente, basta ler a oração, cruzar os dedos e mandar bala. Isso não é garantia de que a campanha vai ser aprovada logo de primeira, mas ao menos vamos nos divertir com a tentativa supersticiosa. Fica a dica.

Para os que não conseguiram ler, aqui tem o link: http://twitpic.com/3bnr2b/full

André N. Bueno

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

De onde surgem as boas idéias?

Você, estudante de publicidade ou criativo de agências, costuma ser bombardeado diariamente com informações, comerciais, propagandas, ações de marketing e os mais variados tipos de comunicação. No entanto, sempre haverá aquela idéia genial que você vai bater o olho e dizer: "-Puta merda, por quê não pensei nisso antes?", e isso vai acabar te frustrando um pouco. Todos são capazes de ter uma boa idéia. Criação é carpintaria, é transpiração. 90% de toda criatividade vem pela "ralação", e os outros 10% é algum talento. E hoje eu vim aqui para mostrar isso, diminuir um pouco a frustração e, que sabe, sensibilizar (ou ao menos tentar fomentar) a percepção de vocês para aumentar o número de insights nas criações.



Nunca desista do que você deseja, mas também não se conforme com uma primeira idéia. Se você teve essa idéia "genial" na primeira, o que garante que outras pessoas também não pensaram a mesma coisa?

André N. Bueno

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um IPhone Gigante?

O que você faria se tivesse um super Iphone? Na verdade, o que vou mostrar aqui é uma mesa que dá pra conectar o seu aparelho nela e, com isso, utilizar todas as ferramentas do mesmo. Vale muito a pena dar uma conferida no vídeo e perceber quão evoluídas estão as nossas tecnologias.


E o interessante (ou o desesperador) é que não temos como estabelecer um limite de progresso dessas tecnologias. Sensacional, não é mesmo?

André N. Bueno

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Movember - Bigodes fazem toda a Diferença

Com uma criação muito interessante, a TBWA de Cingapura assina a campanha promovendo o Movember - mistura de "moustache" (bigode) com "november" (novembro) - que é um movimento de combate ao câncer de próstata e de testículos que foi criado na Austrália, a "Movember Foundation". Para isso, utilizou ícones mundiais como Che Guevara, Einstein, Ghandi e Dali para mostrar a diferença dessas personalidades com bigode e sem bigode. Conhecida por sua irreverência, sempre regada de muito humor e celebrações, a campanha acontece atualmente na Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Irlanda.

Para vocês conhecerem um pouco mais o movimento, o site é o mosmakeadifference.com.


O Blog Ypsilon2 foi a referência para esse post. Excelente, por sinal.

André N. Bueno

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bater em criança. NÃO!

Hoje, para os que não sabem, é o Dia Mundial Pela Prevenção da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. E, como publicitário e - acima de tudo - como pessoa, é impossível deixar um dia como esse acabar e nem, ao menos, tentar abrir os olhos das pessoas para enxergar esse problema que é presente todos os dias em muitos lares do mundo. Conscientizar não machuca e educa. Vamos fazer o máximo para espalhar essa mensagem para todos. Contribuir fazendo a nossa parte é um grande começo e um exemplo para um final melhor.


Através do número 100, é possível fazer denúncias e também obter mais informações sobre o assunto.

Quando retuitar, utilize a hashtag #batercriancanao para formar uma união e, com isso, ajudar essa nobre causa. Pode ter certeza que muita gente no mundo vai estar agradecendo esse seu gesto.

André N. Bueno

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Igualdade.

Todo mundo.
Branco ou preto.

Ou seria afrodescendente?

Tem direito de escolher.
Ser diferente.

De escolher ser o burro.
Ou o inteligente.

De viver.
Para o agora ou para todo o sempre.

De ser o mesmo.
O padre.
Ou o inconsequente.

O dono da questão anulada.
Ou o gerente.

Ter enxaqueca.
Ou dor de dente.

Como se fizesse diferença.

Texto do meu irmão George Bueno, autor do Blog Leia Atentamente.

André N. Bueno


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que é criatividade para você?

Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais difíceis que já me deparei na vida. Mais difícil do que fazer é respondê-la. Sempre tratei a criatividade como algo inatingível, divino, algo que você tem ou não. E todo mundo quer ser uma pessoa criativa. Ser criativo é ser diferente, é ser único. O problema é que ninguém entende bem o quão tênue é a linha que divide a criatividade de tudo o que você costuma fazer no seu dia-a-dia. É isso mesmo! Descobri que todo o dia você tem uma oportunidade de mostrar que não é igual à todo mundo, mas não é fácil. A rotina te ocupa. A rotina te aliena. Essa é a peça que ela te prega todo dia, e é estando ocupado com ela que você não vê as portas e janelas se abrindo. A rotina é a cortina que escurece sua mente.

Mudando um pouco do assunto, mas sem perder o nosso foco, digo- lhes que toda experiência que tivemos - sendo boa ou ruim - é válida, nunca se esqueçam disso. Se você quer ser criativo, seja eclético. Ouça, veja e sinta tudo. Seja brega e, ao mesmo tempo, clássico. Busque inspirações nas pequenas coisas. Pode ter certeza que tudo o que já vimos até hoje vai nos servir em algum momento da vida. Por isso, arranje uma namorada em todos os lugares do Brasil, busque fazer todos os tipos de esporte que conseguir e conheça gente do munto inteiro. Mas a dica mais preciosa que eu dou é a seguinte: se apaixone por tudo o que fizer. A paixão é amiga íntima da criatividade.

Levando um pouco mais pro lado da propaganda (uma das minhas paixões), criatividade é pensar fora do quadrado (o famoso "think out of the box"). Ou seja, é ver o que todo mundo vê, mas de uma forma diferente. Pode parecer clichê, mas não é. Lembre-se que todo mundo está no mesmo mundo, mas nem todos vivem esse mesmo mundo. Viver é a chave para se alcançar a criatividade. Viver é se deixar permitir. Permita-se viver a sua rotina de uma forma nova. Olhe para o seu trabalho de uma forma nova em todos os dias. Quebre as sequências! Dê "tchau" quando for trabalhar e um "bom dia" quando for sair dele. Viva certo, mas pense o avesso. Criatividade é viver. E viver é fazer buracos na cortina pra deixar a luz entrar.

André N. Bueno

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Poder Feminino

Há pessoas que ainda duvidam do poder de sedução presente no universo feminino, mas isso é inegável. Uma mulher que sabe se colocar como sedutora tem grandes chances de conseguir aquilo que quer. A sedução é visto como um "super" poder, não só para os joguinhos de sedução, mas para a publicidade também. A propaganda percebeu que pode "brincar" com isso para poder alcançar o seu objetivo. E tem conseguido.

Muitas marcas notaram que é muito mais fácil vender um desejo do que um produto. Ninguém mais compra algo simplesmente por ter algo, mas sim para ter o valor agregado que esse algo oferece. A exemplo do perfume, que atrái os homens, ou aquele desodorante que deixa todas as mulheres de "queixo caído". Acabou a propaganda expositiva. Agora estamos vivendo na época da venda de desejos, de sonhos, de qualidades.



Embora os comerciais retratem algum posicionamento machista, feminista ou de outro gênero, é por isso que muitas pessoas querem assisti-lo. As pessoas necessitam de algo mais difícil de alcançar, ou seja, algo que eles não tenham e possam vir a ter ao adquirir tal produto. E a marca atual quer ajudá-los a realizar esses seus anseios.

André N. Bueno
@dedenb

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O dia em que um sorriso parou São Paulo.

Sempre acreditei seguindo o raciocínio de que o uso da criatividade, quando oferece alguma forma de experiência ao cliente, é muito importante para a construção e o fortalecimento da imagem de uma marca. A Brastemp, que está se reposicionando no mercado, acabou de lançar a "Brastemp Inverse". Quem está por trás das ações é a agência DM9DDB, que está fazendo um trabalho fortíssimo no eterno conceito "É assim uma Brastemp".

Uma das últimas ações foi a que mais me deixou bobo se trata do uso das oportunidades encontradas no estresse do cotidiano para proporcionar essa experiência que eu tanto "bato na tecla". No meio do trânsito de São Paulo, 11 rádios se uniram para fazer um convite às pessoas que estão escutando. Pedem que dêem um sorriso às pessoas do carro ao lado, pois dessa forma será retribuído com outro. O resultado você já imagina, né?


A vida pode ser assim uma "Brastemp", basta você querer.
Inspiração é tudo!

André N. Bueno

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Outdoor interativo: você é supersticioso?

Boas Idéias dão resultado. Já fiz até um post com esse título, mas não consigo de deixar a paixão de lado ao lidar com a propaganda. A junção de criatividade e interação sempre será a chave para uma boa comunicação de seu cliente. Mesmo que todas as pessoas venham com o clichê publicitário "think out the box", não deixa de ser uma verdade dizer que algo bem pensado, produzido e realizado é de chamar atenção.


Vídeo retirado do Update or Die.

André N. Bueno

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um tributo à Quilmes.

Como é de praxe para os meus posts, vamos falar um pouco mais sobre cerveja. Mas isso é para afastar um pouco o assunto "Mulher", que sempre é presente no foco da comunicação do "Mostre sua Idéia". A InBev, empresa dona de várias marcas de cerveja espalhadas pelo mundo, resolveu prestar uma homenagem à Quilmes - que está fazendo 120 anos de marca. Para isso, promoveu uma baladinha em que todas as cervejas se reunissem. O resultado ficou sensacional.

Confiram abaixo o comercial criado pela Young & Rubicam Argentina e dirigido por Maxi Blanco da Landia ao longo de 14 dias passando por NY, Londres, Paris, Berlim, Moscou, Rio de Janeiro. Toronto, Bruxelas e Buenos Aires para celebrar os 120 anos da marca. A baladinha acontece ao lado de várias garrafinhas das outras marcas da InBev ao som de “Chelsea Dagger” dos escoceses do The Fratellis.


Post retirado no site E-ideias.

André N. Bueno

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados, o dia da lembrança.



“É impossível não sentir.
Ela faz chorar.
E também sorrir.
Ela não depende de tempo.
De idade.
Ela é uma viagem ao passado que desperta uma imensa vontade de viver o presente. Afinal, como será o futuro sem ela?
Ela se escreve apenas em português, mas se compreende em todo planeta.
Não escolhe cor, nem religião.
Ela só bate em quem tem coração. E por mais que se fale, ninguém, nunca, vai conseguir definir exatamente o que ela é.
Porque não se explica.
Saudade se sente.”

Retirado do Comunicadores.

André N. Bueno
@dedenb