quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que é criatividade para você?

Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais difíceis que já me deparei na vida. Mais difícil do que fazer é respondê-la. Sempre tratei a criatividade como algo inatingível, divino, algo que você tem ou não. E todo mundo quer ser uma pessoa criativa. Ser criativo é ser diferente, é ser único. O problema é que ninguém entende bem o quão tênue é a linha que divide a criatividade de tudo o que você costuma fazer no seu dia-a-dia. É isso mesmo! Descobri que todo o dia você tem uma oportunidade de mostrar que não é igual à todo mundo, mas não é fácil. A rotina te ocupa. A rotina te aliena. Essa é a peça que ela te prega todo dia, e é estando ocupado com ela que você não vê as portas e janelas se abrindo. A rotina é a cortina que escurece sua mente.

Mudando um pouco do assunto, mas sem perder o nosso foco, digo- lhes que toda experiência que tivemos - sendo boa ou ruim - é válida, nunca se esqueçam disso. Se você quer ser criativo, seja eclético. Ouça, veja e sinta tudo. Seja brega e, ao mesmo tempo, clássico. Busque inspirações nas pequenas coisas. Pode ter certeza que tudo o que já vimos até hoje vai nos servir em algum momento da vida. Por isso, arranje uma namorada em todos os lugares do Brasil, busque fazer todos os tipos de esporte que conseguir e conheça gente do munto inteiro. Mas a dica mais preciosa que eu dou é a seguinte: se apaixone por tudo o que fizer. A paixão é amiga íntima da criatividade.

Levando um pouco mais pro lado da propaganda (uma das minhas paixões), criatividade é pensar fora do quadrado (o famoso "think out of the box"). Ou seja, é ver o que todo mundo vê, mas de uma forma diferente. Pode parecer clichê, mas não é. Lembre-se que todo mundo está no mesmo mundo, mas nem todos vivem esse mesmo mundo. Viver é a chave para se alcançar a criatividade. Viver é se deixar permitir. Permita-se viver a sua rotina de uma forma nova. Olhe para o seu trabalho de uma forma nova em todos os dias. Quebre as sequências! Dê "tchau" quando for trabalhar e um "bom dia" quando for sair dele. Viva certo, mas pense o avesso. Criatividade é viver. E viver é fazer buracos na cortina pra deixar a luz entrar.

André N. Bueno

Um comentário:

  1. Bacana o texto André! ^^

    Eu passei um bom tempo buscando fazer o que eu gosto, hoje finalmente eu posso dizer: Meu trabalho é a minha paixão. Isso é ótimo.
    Mas eu tenho notado que é preciso muito mais do que paixão pra despertar nossa criatividade e você descreveu bem: é preciso viver.
    Tudo.. sem medo e preconceito. Só quem tem a mente bem aberta sabe ser criativo.

    =)

    ResponderExcluir