domingo, 13 de fevereiro de 2011

Perseverança.

Estou frente a um desafio: falar sobre "perseverança" para pessoas que precisam dela. Mostrar para essas pessoas o que é ser perverante. E o mais importante, que é mostrar pra elas que é preciso sempre perseverar, não importa a situação que estejamos vivendo. Existe trabalho mais difícil do que esse? É como vender uma coisa não palpável como se ela pudesse ser tocada. É algo complexo e, ao mesmo tempo, simples. É algo singular, mas que é totalmente adequado ao coletivo. E o grande problema não está em vender algo, mas em descobrir a melhor forma de abordagem para tornar esse algo útil, desejável, adequado aos olhos seus, e não aos meus.

Poderia pegar um milhão de exemplos sobre perseverança, tal como vestibulandos, Rocky Balboa e Ronaldo "Fenômeno", mas vocês já estão cansados de ouvir os mesmos exemplos e eu não quero atrapalhá-los com algo que não lhes acrescenta nada. Ainda mais porque o Ronaldinho se aposentou, o Rocky se tornou uma lenda do cinema e os nossos amigos vestibulandos, bom, são história repetida em todos os anos. São belas histórias de luta e amor, confesso, mas continua sendo distante da nossa realidade. É mais adequado falar daquela menina linda que você vive tomando cortes, ou daquela vaga de estágio/trabalho que você quer tanto que, mesmo não podendo, atrasa sua faculdade e sua vida para consegui-la. A gente só pode falar de perseverança quando notamos a existência de uma linha tênue entre as palavras "atrasar" e "adiantar", e perceber que quanto mais caímos, mais aumenta a nossa vontade de chegar aonde a gente almeja.

E, após enrolar vocês até agora, continuo a me perguntar: afinal o que é perseverar? Perseverar é não saber o que escrever e, para buscar inspiração, vai beber água e fica viajando com a porta aberta. É comprovado que as melhores idéias surgem quando se está de frente para a geladeira ou embaixo do chuveiro. É ficar andando às 2:58 da manhã - enquanto todos dormem - a fim de buscar uma luz para digitar algumas poucas linhas aqui. Tudo isso em vão. Perserverar é continuar acreditando em você e prosseguir com a caminhada, mas sabendo que haverão quedas e, claro, que cada queda é um passo a frente que você dá.

André N. Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário