quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Estagiário

Explicando de modo simples: "Ei, pega aquilo, faz isso, vai lá e depois volta aqui. Ah, e não esquece do cafezinho". Mas agora falando sério, de simples não tem nada. Ser estagiário é foda! Me desculpem a palavra, mas é talvez a tarefa mais difícil que se pode designar a um pobre estudante, e por apenas um motivo: nunca é apenas uma tarefa pedida. O problema não é o excesso de trabalho - só justificando para não oferecer outras interpretações -, mas sim a exploração consciente e filantrópica dos seus chefes (afinal, ele faz isso pro seu bem. Não?). Mas buscando um modo de amenizar isso tudo, descobrimos que estagiário é estagiário em qualquer lugar, independente de curso, raça, estado em que reside, cor e classe social. Ou seja, durante esse período todos vão se ferrar da mesma forma. Então não chorem!

Lembre-se que o princípio básico do estágio é aprender, mas aqui vai uma dica: não deixe que a pessoa que for te contratar saiba disso. Ela não quer saber se você é um estudante que tem facilidade em aprender, mas quer um funcionário eficiente que consiga produzir tanto quando os outros contratados produzem, mas pagando "um pouco" menos. É injusto, eu sei, mas quem disse que a vida é justa né? Portanto, seja no mínimo bom e pronto, você está dentro. Já deu pra ver que de fora tudo é muito diferente. No interior das empresas - no meu caso, das agências -, é notável que todas aquelas burocracias não serão impressas sozinhas, e nem as contas voarão até o banco.

Brincadeiras a parte, o interessante do estágio é buscar sempre analisá-lo com outros olhos, e não julgá-lo como aquela criança chinesa que trabalha doze horas por dia produzindo alguns tênis da Nike - embora haja uma leve semelhança. Óbvio que devemos olhar com olhos de criança, mas mais do que isso, devemos "namorar" o nosso estágio. Ainda mais se for o primeiro. E é sério. É sem dúvida a melhor época para vivenciarmos a nossa profissão de perto. Coincidentemente, é quando mais erramos também. Afinal, qualquer processo de aprendizado apresenta dificuldade, mesmo que seja mínima, então não se crucifique. Ninguém aprende a andar sem primeiro tomar uns belos tombos. Mas ouse persistir nos erros pra você ver, a mira sempre é a orelha, que será alvo de bons e simbólicos puxões. Não é porque você é uma mão-de-obra barata escrava que deve ficar fazendo besteira, não é mesmo?

Busque utilizar esse tempo para aprender. Embora possam dizer que não, você tem passe livre para bisbilhotar todas as áreas e achar a que você mais tem afeição. Depois de ter o seu trabalho feito (ou seja, antes que lhe enviem outro job), vá sentar atrás das pessoas da empresa e descobrir o que elas fazem. Faça perguntas e observe. Seja curioso, mas não seja mala. Estagiário tem passe livre para aprender e não para atrapalhar, lembre-se disso. Use a criatividade e outros clichês atuais a seu favor, tal como a famosa "proatividade". Seja espontâneo e ofereça ajuda quando não estiverem precisando. Você é um "realizador de serviços", ou seja, seu único trabalho é ajudar, não importa quem e nem como.

Todo aprendizado é válido e, de coração, espero muito que toda essa merda que eu joguei no ventilador possa ser utilizada num futuro próximo por você que leu isso aqui e está a procura de um estágio. A minha intenção era fazer um texto "salva-vidas", para que cometam um pouco menos de besteiras, mas também que seu conteúdo seja duradouro. Não deixe que a realidade do mercado lhe dê um banho de água fria. Nunca se esqueça que a grande maioria das empresas têm pelo menos um de vocês no time deles. Se estagiário não fosse bom, todo mundo os deixava na reserva, não é? Agora, já que você está no horário de trabalho à toa e já terminou de ler todo o texto, que tal correr e adiantar aquele cafezinho?


André N. Bueno

2 comentários:

  1. estagiários de todo o mundo, divirtam-se! rs
    obrigada pelas palavras, André!
    abraço, companheiro de profissão!

    ResponderExcluir
  2. Dizer que tudo isso é mentira seria uma profunda injustiça!!! Um Cão gritando, um estagiário Falando e nada...é a mesma coisa! Sou enfermeiro e na mina época de estagiário eu era convocado a fazer o que os enfermeiros não gostavam de fazer... nem eramos reconhecido!!!

    é uma vida disgraçeira kkkkkk
    Benson

    ResponderExcluir