segunda-feira, 30 de maio de 2011

Se escondendo com palavras.

Convenhamos: escrever sobre sentimentos é fácil. Com apenas algumas palavras, e sem fazer muito esforço, pode-se fazer um garanhão num momento. Consegue fazer com que qualquer pessoa se apaixone por você, e sem cortejo (ainda mais no século XIX, quando usavam essa palavra). Quando tinha dez anos, por exemplo, eu costumava ser um cara tão popular com o público feminino que tinha pelo menos umas oito namoradas. Sério. Tá certo que nenhuma delas sabia disso, mas também não disseram o contrário em nenhum momento. Era um segredinho meu. Mas vamos combinar que enganar a sua própria auto-estima pode ter as suas vantagens.

Também se pode utilizar a escrita para o contrário. Em vez de transformar num pegador nato, pode inventar o cara mais tímido do mundo. Aquele que mede as palavras até pra dizer "Bom dia" aos outros. Que nunca vai casar, porque tem vergonha de dar três beijos na bochecha numa apresentação informal. Isso é bom, porque mulheres gostam de caras tímidos. A timidez dá um charme às pessoas, porque esconde os segredos. Afinal, quem não tem segredos, não tem aquele atrativo para a relação. Ser muito transparente banaliza o ser humano - por favor, não confundam transparência com previsibilidade. Isso porque tem muito tímido que dá um show de transparência, e consegue surpreender em tudo o que faz.

Usar as palavras certas pode te levar do 'cume de um penhasco' ao fundo do poço em poucas linhas, porque não tem contato visual. Quem lê interpreta o que você escreve do jeito que acha melhor, mas sempre do jeito dele, porque você não se expõe. Embora possamos estar mentindo pra nós mesmos, o que a gente faz é utilizar o poder da palavra como psicologia - até mesmo psicologia reversa. Se o escritor acreditar no que está sendo escrito, melhor ainda. Afinal, quem não consegue comprar o próprio produto não faz ninguém comprar também. E é aí que a conversa volta para o lado da auto-estima, a maldita.


André N. Bueno

@dedenb

3 comentários:

  1. Eu já ia logo discordando porque você começa o texto com um: "...escrever sobre sentimentos é fácil".

    Fácil o cacete - Pensei eu.

    Mas no todo, você até que tem razão.
    Eu só queria ter a formula: falar de amor quando se está desiludido x falar de desilusão quando se está apaixonado.

    Eu triste só sei escrever sobre tristeza, eu feliz não sei escrever sobre nada, porque escrever é uma forma (pra mim) de colocar pra fora o que se sente e alegria é uma coisa que eu tento guardar sempre. E isso é triste, mas não a ponto de me fazer escrever.. Entendeu? huahua

    ;)

    ResponderExcluir
  2. A palavra quando dita aos ventos, já não é mais nossa, é de quem as escuta.

    Belo texto

    E um obrigada especial por sua visita ao Sob a luz da lua. Fique a vontade para visitar quantas vezes mais quiser.

    Beijos

    ResponderExcluir