quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

Ano novo, vida nova. Essa frase é, talvez, uma das frases que mais definem o ritual do finais de ano. Chega até a ser um clichê, pois eu não acredito na existência de pessoas que tiveram um ano 100% e têm a vontade de dizer no megafone "Ano novo, vida como a do ano velho". Mesmo porque até soaria um pouco pessimista e anti-energético (expressão inventada nesse momento por mim para definir algum tipo de acomodação, mas que não foi bem utilizada). Ano novo inspira mudança. E, querendo ou não, as pessoas são movidas a novidade. Novidade é otimisto. Novidade é renovação. Novidade é aprendizado, e ser um eterno aprendiz é um motivo forte para se manter vivo.

E devemos confiar nas mudanças que o ritual do "passar de ano" proporciona, pois tudo que acontece é por algum motivo. Isso serve para tudo o que se foi, o que se mantém, e também para o que está por vir. A partir do momento em que damos o nosso melhor, tudo de bom voltará para nós. É como se fosse uma relação de troca com o ano novo. Ele diz para nós: "Eu vou abrir algumas portas e janelas para você, mas lembre-se de dar o seu máximo em tudo o que você escolher". Se saiu de um emprego, se terminou um relacionamento, se não puder passar o reveillón fora de casa, etc., não se preocupe. Muitas serão as opções no próximo ano. Tudo que aconteceu não foi por acaso. Nada é por acaso e nem precisa ter razão.

Mudar é legal, lembre-se disso. Mesmo que uma pessoa tenha tido um ano "bom", ou "excelente", tenha certeza que não foi em sua totalidade. É impossível alguém que tenha sido bem sucedido em todos os quesitos da vida, uma vez que nós fazemos escolhas. Escolhemos ter um trabalho bacana. Escolhemos dar mais atenção a nossa família. Escolhemos mergulhar em um grande amor e viver um pouco com a cabeça nas nuvens. E como é muito comum, tem momentos que as escolhas beneficiadas tendem a causar o detrimento de outras que não são tão imediatas em nossa vida. Importantes são, mas não para o momento atual. E a necessidade do momento atual é outra escolha feita por nós, aliás.

Por isso, "entre de cabeça" nesse ano que está por vir e faça valer a pena. Aproveite tudo o que ele pode lhe proporcionar. Mude com ele, ou não. Faça um monte de escolhas, ou deixe que as escolhas te escolham. Pense menos e aja mais. Um bom ano não é feito de pensamentos, mas sim de ações. Se declare novamente para ela menina que você vive tomando corte, quem sabe não é esse ano que ela cede. Se tomar outro "toco", relaxe, sempre tem o próximo ano. Seja único. Chute a sua própria bunda e arrume outro emprego. Viaje bastante, dentro e fora da sua cabeça. Seja contraditório às vezes, assim como eu nesse texto, mas não perca o humor ao reconhecer isso. Agradeça todo dia a Deus, pois na hora de escolher, ele escolheu você para viver a sua vida. E seja feliz.

Feliz ano novo.

Um comentário:

  1. Ah sim, mudanças são necessárias e tudo há um proposito para ocorrer!
    E sim, como diria o saudoso Chaplin, "A vida é muito curta para ser insignificante", extrair o melhor de cada segundo é importante.
    Quanto a planos e magias do reveillon, acredito que se potencializem nesta época, mas é importante a reflexão de que cada dia que nasce é um novo, é um exercício que cultivo (:

    Adorei o blog!

    ResponderExcluir