quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Paquera entre adolescentes... há 60 anos!

Eu estava visitando alguns blogs durante esses dias e me deparei com o "Dois Espressos", que é um bem interessante que aborda os mais variados assuntos. No meio dos posts, me deparei com esse texto e a foto dessa carta. Como comunicação também é o estudo de tendências e linguagem, decidi trazer para cá o que o dono do blog quis nos mostrar. Trata-se de uma carta de um jovem rapaz para a menina pela qual ele estava apaixonado. E a carta foi escrita há 60 anos. Vale a pena dar uma conferida no estilo linguístico daquela época. Ou, pelo menos, saber como era a paquera!

"Em fevereiro de 1949 Maria conheceu Silverio, um rapaz do Rio de Janeiro que tinha vindo passar o carnaval em Juiz de Fora. Viram-se apenas uma vez e conversaram por pouco tempo, pois Maria não podia chegar tarde em casa. Silverio seguiu Maria até sua casa, anotou seu endereço e, dias depois, enviou-lhe a carta abaixo.

Era assim que um adolescente de 18 anos demonstrava seu interesse por uma jovem de 17… no final da década de 1940.

Carta para Maria:

(Clique na imagem para ampliá-la)

Como a história termina? O pai da Maria não permitiu que ela ficasse de papo com um rapaz estranho de outra cidade e eles nunca mais se falaram.

Maria arranjou um emprego na fábrica de tecidos Bernardo Mascarenhas, casou-se alguns anos depois, criou dois filhos e ainda mora no mesmo endereço.

E Silverio de Melo Pires? Casou-se? Teve filhos? Teve netos? Esses netos acessam a Internet?

Se você tem um avô chamado Silverio de Melo Pires, que durante a adolescência morou na Rua Pereira de Almeida, 43, perto da Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, gostaria muito que você deixasse um comentário."

Muita bacana, não é mesmo?

André N. Bueno

@dedenb

Um comentário: