domingo, 26 de setembro de 2010

Quem não se Comunica certo, se Trumbica. Por Paula Dorsch

Ultimamente a presença de marcas nas redes sociais vem crescendo, seja para comunicar-se com seu público, aproximar-se e/ou para se promover, as empresas estão apostando cada vez mais nessa mídia. O problema de todo esse crescimento é que constantemente têm acontecido casos de total despreparo dos profissionais responsáveis por tais mídias. O mais recente que me recordo foi o caso do estilista (e marca) Sergio K. No dia 26 de Julho foi publicado no Twitter uma “piada” de mau gosto sobre pobres.

Depois disso, para se redimir o estilista publicou a demissão do estagiário que supostamente teria escrito a piada. Vale lembrar que no mesmo período o estilista assinou uma coleção mais popular com a loja C&A.

Os próximos tweets foram um show de erros de português.

Não bastasse o primeiro erro o estilista, ou quem quer que seja que tenha ficado responsável pelo twitter da marca, publicou posteriormente vários tweets com vocabulário pouco indicado para o espaço e mais, persistiu nas piadas de mau gosto.

Quando repreendido novamente pelos erros tweetou uma mensagem chamando os seguidores de “síndicos do twitter” .

Sergio K (a empresa e estilista) é um exemplo de como os profissionais de comunicação não devem proceder no Twitter ou em qualquer outro veículo online. Vocabulário chulo, erros de português e falta de estratégia são só alguns dos erros possíveis. O profissional e empresa que querem se posicionar online devem entender que a internet é uma via de mão dupla, onde quem escolhe entrar nesse universo – mesmo eu não considerando isso uma questão de escolha - está colocando a cara à tapa e deve se posicionar sabendo que está lidando com pessoas, críticas e atentas a tudo.

Esse post foi feito pela Paula Dorsch, que é estudante da UFES, blogueira - dona do Blog Laboratório -, minha amiga e, sem dúvida alguma, uma jovem promessa da comunicação brasileira. Fiquem ligados que vocês vão ouvir bastante coisa dessa menina. E, como um bom amigo, os elogios começam por mim.


André N. Bueno
@dedenb

Nenhum comentário:

Postar um comentário