sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Criatividade é saber "se virar nos 30".

O que é criatividade para você? Criatividade é "se virar nos 30" e concluir todos os jobs com louvor e, claro, trazendo o devido retorno para o cliente. Essa é uma definição muito concreta do trabalho do criativo, que em muitas ocasiões eles têm um budget muito reduzido e, em contrapartida, são cobrados para que o trabalho realizado seja sempre muito bom. Mas o que é para ser mostrado aqui não é o cliente limitando o criativo, mas sim o criativo surpreendendo o cliente com um, desculpa a expressão, "puta" trabalho.

Nos últimos quatro anos, o Guangyin Yoga Club tem tido certas dificuldades para conseguir novos membros para as suas aulas de yoga. Para salvar os negócios seria necessário cerca de 300 novos alunos, mas como fazer isso sem praticamente nada de grana?

Uma brilhante ideia: os caras resolveram colocar o mestre de yoga de seu clube dentro de uma pequena caixa em um dos lugares mais movimentados de Shanghai. Toda vez que uma pessoa passava próxima a tal caixa, o mestre estendia o braço e entregava um pequeno cartão promovendo o local. O resultado foi uma série de sustos e um sucesso muito maior do que o esperado.

A campanha durou 15 dias, com cerca de 35,000 pessoas diretamente impactadas, mais de 300 mil visitas em vídeos na web, mais de $138,000 em mídia espontânea. E após a campanha, cerca de 2,000 pessoas visitaram o local em cerca de 1 mês, conquistando assim 622 novos membros (107% a mais do que o esperado!). E o custo real dos caras? Apenas $74.

Confira o vídeo e tire as suas próprias conclusões.


A foto, o vídeo e parte do texto foram retirados do Blog Ypsilon2, que eu acho sensacional e acompanho muito.

André N. Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário