quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MKT de Oportunidade: Oakley e os Mineradores no Chile

Os holofotes do mundo inteiro ficaram virados para o caso do mineradores no Chile. Jornais, revistas e programas de TV sempre procurando "furos" e produzindo cada vez mais conteúdos para alimentar a notícia e saciar as pessoas com novidades sobre o fato. E onde entraria a comunicação - a publicidade e as marcas propriamente ditas - nessa história? Sem dúvida alguma que na busca de uma oportunidade para ganhar alguns meros segundos e, quem sabe, até minutos de exposição.

E foi exatamente essa "brecha" que a Oakley conseguiu enxergar. A Marca Oakley, que é especializada em produzir óculos escuros de todos os formatos, planejou uma ação de oportunidade. Ela doou uma de suas linhas de óculos - óculos com 100% de proteção UV (com custo de U$180 cada) para os mineradores. Foram 35 óculos doados, ou seja, investimento de $6300.

O retorno foi muito absurdo, uma vez que a exposição publicitária que a marca conseguiu foi equivalente a nada menos do que U$41 milhões. Foram reveladas imagens dos rostos dos mineradores em todas as TVs do mundo, incluindo reprises. Além disso, cobertura em sites e uma cobertura na CNN.com. Sem contar, claro, nas mídias impressas e blogs. É a sensibilidade de descobrir essas oportunidades que faz a transformação de um investimento pequeno em uma super aparição na mídia.


André N. Bueno

Um comentário:

  1. 6000 o custo simples, calcula aí qnt os chilenos não cobraram? deve ter acontecido uma concorrência sinistra! :D

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