segunda-feira, 3 de maio de 2010

Comunicação Social de fato: "The Lazarus Effect".

Nós comunicólogos, quando falamos de Comunicação Social, não estamos levando em conta a "mágica" e a possibilidade de mudança que temos em nossas mãos. Não mesmo. Digo isso ao analisar, ainda mais, a "rixa" existente entre as habilitações de Jornalismo e a de Publicidade e Propaganda. Tudo é relacionado a "vendas", sério mesmo. A galera do jornal diz que o pessoal das agências vendeu a alma ao capitalismo. Já o outro lado, ao se defender, fala que o jornalista também se vendeu e, pior ainda, de maneira ideológica.

Parando com essa discussão desnecessária que nunca deu em nada, é importante frisar que, considerando o cenário comunicacional totalmente mutativo em que nos encontramos - cenário 2.0, multimídia, multifuncional, interativo e engajado -, não há mais a existência de profissionais específicos. Todos são comunicólogos e devem exercer benefícios para o "Social", entende?

É exatamente isso que foi feito em uma campanha feita pela Instituição (RED). Chamada "The Lazarus Effect", uma das campanhas que tem o intúito de ajudar a combater e tentar eliminar a AIDS do continente africano. Com um pensamento totalmente social, a ação foi apoiada por muitos famosos, citando alguns como exemplo temos Bono Vox, Penelope Cruz, Julianne Moore, Naomi Watts, Hugh Jackman, entre outros.


Conta com a arrecadação de dinheiro para comprar 2 lifesaving pills, pílulas "salva-vidas" que os doentes têm que tomar para retomar a vida saudável em 40 dias. Uma forma de angariar esses fundos foi através de parcerias feitas com algumas grandes marcas, tais como American Express, Apple, Converse, Dell, Emporio Armani, Gap, Hallmark, Nike e Starbucks. E já arrecadaram mais de U$140 milhões.

Agora me diz uma coisa: é realmente difícil haver essa união entre todos para conseguirmos realizar algo tão grandioso que possa ser revertido à sociedade? Existe uma forma de todos pararem de olhar um pouco para os próprios umbigos e começar a cuidar um pouco dos outros? Reza a lenda que quem ajuda os outros já tem um lugar no céu, além de fazer um bem "danado "para a consciência que, aliás, é o que mantém você trabalhando no seu cubículo de redação ou sala de agência. Fica a dica.

Assunto retirado do blog Ypsilon2. Excelente por sinal.


André N. Bueno
@dedenb

Nenhum comentário:

Postar um comentário