quinta-feira, 6 de maio de 2010

Redes Sociais e Consciência: Ligado no Trânsito

As Redes Sociais são, sem sombra de dúvidas, o assunto do momento e está dando "pano pra manga" para muitas mídias ao ser assunto de pauta. São muitas as plataformas de utilização do Social Media e, como bons estudantes, estamos aprendendo. Agora é fazer o bom uso dessas ferramentas e tentar, ao menos, contribuir com o que está acontecendo no mundo. Quanto mais inseridos, mais transparentes devem ser as nossas ações e nós mesmos.


Como foi dito anteriormente, a utilização de Mídias Sociais é muito importante principalmente devido ao grande potencial interativo dessas plataformas, engajando as pessoas e possibilitando a realização de projetos e estratégias que poderão ser utilizados para melhorar o nosso mundo "offline". Um exemplo bacana dessa utilização para o social partiu do Detran-ES que, observando as atitudes dos motoristas e pedestres, procurou uma agência para fazer esse diálogo e buscar a melhoria de toda a situação no trânsito capixaba.

O nome da campanha é "Ligado no Trânsito" e tem começado a ganhar proporções ao ser inserida nos grandes veículos de massa e também na internet. Utilizando basicamente o twitter e Youtube como redes sociais nesse início, tem feito com que as pessoas criem uma empatia muito grande e apoiem a causa. Muito recente ainda, a campanha está interagindo com o público-alvo de uma maneira bem próxima, amenizando a situação atual e dando voz para a inserção das ações do Detran.


Sem dúvida é uma ação ousada e difícil, pois mexe diretamente com o costume do publico-alvo. Mudar um hábito de alguém é extremamente delicado e exige muita intimidade na relação. E é através dessa estratégia de aproximação pela utilização dos novos meios de comunicação e dando voz nos veículos de massa que o Detran deseja "ganhar uns pontos". Eu achei muito bacana, mas e você? Acha que está ou não no caminho certo? Cuidado no julgamento, pois o que está em jogo é um "pé-na-bunda".

Acompanhe a campanha (meio cacofônico, não?) pelo twitter oficial, pelo canal do youtube e pela hashtag da ação. Vale a pena, sem dúvidas. Dê um bom exemplo, pois a vida é feita disso. Fica a dica!


André N. Bueno
@dedenb


Nenhum comentário:

Postar um comentário