sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Photoshop? Não, obrigado.


Antes de começar quero deixar claro que este é o meu ponto de vista, sendo assim, sinta-se a vontade para concordar ou discordar de qualquer parte do texto.


Acredito que dentre as frases que mais irritam os fotógrafos está a mais que tradicional “passa no Photoshop”. Muita gente nem sabe do que se trata, mas, a palavra Photoshop soa como uma espécie de cirurgia plástica virtual. E sim, muita gente quer passar por ele, quer ficar belo e sarado, nem que seja de mentirinha.

A TV, a Web e as revistas impõem o tão falado padrão de beleza e sobra para nós, fotógrafos, ter de que transformar pessoas comuns em “frankensteins”, aumentando e diminuindo medidas no filtro Liquify.

É um tal de “diminui meu nariz”, “tira as gordurinhas”, “aumenta minha boca”, “coloca mais cabelo”, “acerta aqui”, “muda ali”. Daí para pior. E o que eu respondo diante dos pedidos de mudança de caracteríscas? Legal, pode ficar bom, entretanto, não vai ser você a pessoa da foto após tantas mudanças.

Durante as sessões ou eventos que faço, busco sempre o melhor ângulo para fotografar o (a) modelo/contratante. O objetivo disso é extrair o melhor que estas pessoas têm para mostrar, isso certamente irá facilitar minha vida na pós-produção. Não há intuito da minha parte de fotografar aquilo que o (a) modelo/contratante não gosta. Da para saber estes gostos em uma prévia conversa.

“Então você não usa o Photoshop”? Em casos extremos sim, mas não para descaracterizar alguém. O software que uso sempre é o Adobe Lightroom e o objetivo na pós-produção é trabalhar a luz e os tons de cores que foram fotografados. Lógico que aquela espinha que está ali por acaso eu vou remover.

Isso que escrevi vale para o que tenho feito atualmente, que são casamentos, ensaios fotográficos (book) e fotojornalismo.

Quando o assunto é publicidade a história muda e ai sim o Photoshop é bem vindo. Às vezes o tiro sai pela culatra e o resultado podemos ver no blog Photoshop Disasters.

Ueliton Santos é Fotógrafo Profissional (ou seja, sabe bem do que está falando), comunicólogo, boleiro, meu amigo e está devendo não uma, mas um monte de saídas para os sambas da vida. Conheça um pouco do seu trabalho aqui. E, para segui-lo no twitter, basta clicar aqui.

André N. Bueno
@dedenb

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Muito bem escrito! E é um assunto que se encontra dentro da "Ditadura da beleza" e que chega até os fotógrafos, com certeza.

    ResponderExcluir