segunda-feira, 12 de abril de 2010

Redes Sociais e o seu papel na Comunicação

Adeptos da Cybercultura e intitulados como Geração Y, somos aquela galera que nasceu com a “cara” no computador e ligados no surgimento da internet. E a questão é a seguinte: porque não usá-la? O fato de ser uma “facilitadora” faz com que tenhamos mobilidade e ganhemos tempo com o uso das demais ferramentas, incluindo a facilitação do ato de comunicar. Este, claro, atualmente, muito dependende do uso das redes sociais.

Antes de sermos precoces e entrar no assunto diretamente, vamos fazer uma leve e breve introdução. Como é fácil de notar, sem dúvidas alguma estamos no meio de um “Turbilhão tecnológico”. O que sabemos é que aquele celular moderníssimo de hoje será ultrapassado amanhã, e isso cabe também a todas as tecnologias que possuímos. Junto com o avanço da tecnologia, temos o crescimento, expansão e facilitação da comunicação.

Como nenhum crescimento pode ser desenfreado e desordenado, pois gera o caos, seria importante descobrir uma maneira de organizar a comunicação a ponto de fazer as pessoas se localizarem e, então, como rege a nossa política de Web 2.0, promoverem a interação. Mas como essas pessoas poderiam se achar? A resposta é óbvia: convergir os interesses comuns e procurá-los no mesmo lugar. Ponto! Depois de definido, o segundo passo seria criar uma plataforma de comunicação para agregar todos os integrantes desse grande diálogo. Surgem, então, os nossos queridos Orkut, Facebook, Twitter, Myspace e as mais diversas Redes sociais que tomam horas e mais horas dos nossos dias.


Também pode conferir dados sobre mídias sociais aqui.

Redes sociais? O que é isso? De onde surgiu? Por que é importante para as empresas? Não responderei a todas essas perguntas nessa postagem, mas estenderei a discussão para a posteridade. O que temos que discutir aqui é o foco dos questionamentos, o porquê das redes sociais serem tão atrativas para a sociedade em geral, desde os relacionamentos pessoais aos profissionais.

Simplificando a coisa, fica assim: As partes – pessoas, empresas, ONG’s – precisam de concordância e engajamento que vão gerar interatividade entre as pessoas. Concordância aparece em zonas de interesse. Bingo! Esse é o trabalho das Redes Sociais. Elas têm a capacidade de promover a aproximação e segmentar todo o público-alvo usuário de internet em grupos, zonas, comunidades e assuntos, causando a aproximação.

Possuindo as ferramentas para encontrar o seu público de interesse, agora o objetivo é tornar a criação de conteúdo viável. E é nesse instante que a diferença entre Redes sociais e Mídias sociais se torna visível. A primeira é a plataforma utilizada para achar os Stakeholders. Já a segunda é a estratégia utilizada para desenvolver conteúdo de interesse para tal. E é ai que a inserção se torna fundamental principalmente para as empresas, pois precisam de profissionais de comunicação capacitados para trabalhar sua imagem de marca de uma maneira eficiente dentre do ambiente online.

Surgem, então, os especialistas. Com essa “febre” de redes e mídias sociais, todos se dizem experts e analistas em redes sociais. No entanto, não somente é necessário criar um perfil no Orkut ou Facebook, Tuitar umas besteiras e postar vídeos no YouTube. É necessário envolvimento e interação, feito com planejamento. Por isso, dou voz a um amigo, o Celso Hora – Planner da 4Ps (maior Agência Digital do Espírito Santo) -, por meio de uma apresentação dele sobre o assunto “Redes Sociais”.

Sem dúvidas esse assunto vai dar mais pano pra manga do "Mostre sua Idéia". É um assunto que é relativamente novo no mercado e, sem dúvidas, muito envolvente. Por mim eu falava disso durante muito tempo, mas é melhor deixar para outros posts. Porque se der todo o "doce para a criança", ela vai comer tudo. Aí já sabe, causa indigestão. Pois é: estou viciado em doce!


André N. Bueno
@dedenb

2 comentários:

  1. Eu sou fã de redes socias, sempre que tem um novo eu vou e crio um perfil, rs, tem alguns que nem uso por ter esquecido a senha.

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  2. Achei muito bom o texto André. Explicou um pouco sobre a importância da presença das empresas nas redes e mídias sociais e ainda diferenciou cada uma. Acho que está ficando cada dia mais evidente o poder das mídias sociais e das redes, reflexo disso são os comentários nesses meios quando algum produto não satisfaz.
    Dia desses a professora de Psicologia e Mídia falou sobre estarmos vivendo a web 3.0, mal me acostumei com o conceito de web 2.0 e já estamos na 3.0?!

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