terça-feira, 11 de maio de 2010

O Poder das Palavras.

Uma vez me perguntei qual é o poder que as palavras têm. Sério, é uma questão muito importante para se discutir por nós publicitários, uma vez que é o nosso principal objeto de trabalho e, por isso, devemos ter total compreensão de todo o potencial oculto que está em nossas mãos. É ao fazer um título ou um corpo de texto que o criativo tende a "EGOecer" (EGO + verbo "crescer") e, para muito profissional de atendimento nas agências do mundo todo, se tornar insuportável.

Brincadeiras a parte, mas um bom redator, se quiser, vai do céu ao inferno em apenas duas linhas, levanta a moral de uma marca com uma boa "sacada" e cria mulheres com muito mais funções nas propagandas de cerveja. E olha que não estou brincando. Embora estejamos vivendo em um mundo no qual " uma imagem vale mais que mil palavras", noto que é a vontade de dispensar as palavras que faz o bom uso delas ser mais necessário ainda nas nossas criações.

Além disso, estamos inseridos em um contexto de engajamento e manifestações (isto, desde quando a escrita foi inventada) em que o bom uso da palavra pode mudar o rumo dos acontecimentos. Foram os poemas e as letras das músicas dos artistas que "batiam de frente" com a ditadura militar e, consequentemente, resultou no exílio de muitos. Foi a escrita de Abraham Lincoln que proporcionou a sua ascensão à presidência Norte-americana. Sem citar o caso de Hitler, também. E os exemplos são inacabáveis e, por incrível que pareça, cada um mais surpreendente do que o outro.



Muito bem bolado, não? Comunicação inteligente sempre vai ser diferente do "clichê" observado no cotidiano. Simplesmente é genial e óbvio. A ação mais fácil e, ao mesmo tempo, a mais complicada. O pensamento mais planejado e, também, o mais espontâneo. O ato mais prazeroso e mais desgastante. Escrever é isso, o único problema pode estar na escolha do conteúdo e das palavras, mas você "tira de letra". Vamo escrever? Fica a dica.

André N. Bueno
@dedenb



2 comentários:

  1. Que me desculpem os diretores de arte mas, tirando umas exceções, sempre achei que o texto da propaganda falasse mais que a imagem. :P

    ResponderExcluir
  2. Sempre que posso passar por aqui eu tenho uma boa surpresa :)

    vale lembrar tbm que Obama deve seu cargo de presidente hoje não somente ao que ele disse no Twitter e demais... seu discurso amplamente motivador e que dizia tudo o que queríamos ouvir nos fez acreditar que "Yes, we can".

    ResponderExcluir