sábado, 1 de maio de 2010

Pessoas: Investimento seguro.

Existe uma coisa que as empresas sempre andam esquecendo, que é o fato de que nós, comunicólogos de plantão, temos que lidar com as pessoas. São elas que pensam, decidem, opinam, interagem e, por fim, compram nossos produtos e idéias. Toda vez que deixamos essa "informação" de lado, aumenta consideravelmente a nossa chance de fracassar com uma campanha que estamos realizando.


Devemos incluí-los nos nossos planejamentos. Uma frase que eu sempre escutava era que o "Engajamento é a receita secreta para o sucesso". E é um fato, com certeza. Em 2007, no seminário internacional chamado "A constituição do Comum", realizado pelo departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, um case muito intrigante foi apresentado. Era o case do "Eu sou da Lapa".

A Lapa, bairro carioca caracterizado pela vida boêmia, não era considerado por muitos como um lugar adequado para se morar. Uma construtora, observando a potencialidade do local e, também, percebendo a oportunidade de ganhar dinheiro com algo grande, decidiu investir nesse projeto. E o resultado foi muito bom, por sinal.


A campanha apresentada teve como "insight" a utilização, basicamente, de ações alternativas, mas com um detalhe muito importante: souberam atingir as pessoas utilizando a criatividade. Pensaram "fora do quadrado" de forma que conseguiram se colocar na cabeça do público-alvo e saber, utilizando a sensibilidade, a maneira como interagir e engajá-los de forma produtiva. Fizeram-os participar de uma idéia boa. E idéias boas dão resultado. E dinheiro. Preciso de uma idéia urgente.


André N. Bueno
@dedenb

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