segunda-feira, 29 de março de 2010

Cerveja é "legal"!

Sendo impulsionado pelo divino Espírito Santo e pelo blog 40 dias sem cerveja, mantenho-me fiel à árdua tarefa de não colocar na boca nem sequer uma gota da tão cobiçada “loirinha” até a conclusão do período, que será na semana santa. Tendo em vista que estou seguindo a quaresma desde a época certa – depois do carnaval -, nota-se, em minha pessoa, certa abstinência. Perante a isso, muitas das minhas idéias tenderão a abordar esse tema embriagante.

Quando estava no quinto período, tive uma matéria chamada “Legislação e Ética” que era ministrada, nada mais, nada menos, que pelo Lúcifer. Após notar que não sou nada ético, e que o professor não gostava muito de mim, me dediquei exclusivamente, reza a lenda, a utilizar a aula para captar um bom conteúdo a ser usado nas minhas futuras discussões. Essa foi baseada na lei de número 9.294, de 1996.

Já notaram que as propagandas de bebidas alcoólicas na televisão brasileira se resumem às de cerveja? Notei isso, mas por quê? Porque cerveja não é bebida alcoólica. Claro que nesse momento devem estar falando que eu sou louco e que não sei ler rótulos, mas é a pura verdade. Quando se trata de propaganda, o primeiro artigo da lei anteriormente citada diz que apenas são consideradas alcoólicas aquelas bebidas potáveis com teor superior a treze graus Gay Lussac.


Considerando todo o meu amor que tenho pela cervejinha e o respeito pelas bebidas mais fortes, lhes digo: Qual o maior problema da veiculação desses comerciais no horário comum ao da cerveja? E é ai que se criou a polêmica. Por acaso, se fosse permitido, as nossas crianças iriam adquirir hábitos de alcoólatra e passariam a beber incessantemente? Esse não é o caso, pois até agora o conteúdo “erótico” produzido pelas emissoras não ocasionou na formação de ninfomaníacas e de estupradores mirins.

Com certa razão, a bebida alcoólica teve a imagem denegrida ao ser relacionada a muitas manchetes de jornal que abordam desde acidentes, problemas de saúde, até as brigas. Infelizmente não podemos fugir muito disso, pois lidamos diretamente com o comportamento pessoal e individual de cada. Não necessariamente as pessoas que beberam vão fazer besteira, mas a minoria consegue fazer as pautas para a mídia.


O que a comunicação, vigiada pela legislação, deve fazer? Liberar a veiculação das demais no horário permitido pra cerveja, ou proibir de vez a veiculação de quaisquer bebidas alcoólicas? Essa é, sem dúvida, uma das maiores discussões existentes. E é tão antiga quando o questionamento do nascimento do ovo e da galinha.

A minha opinião de cervejeiro, o que temos que fazer é deixar tudo pra lá e nos importar com coisas mais importantes como a fome mundial, aquecimento global, e a violência no Rio de Janeiro. Para mim, publicitário, as propagandas cervejeiras produzidas têm sido muito criativas e, cada vez mais, estão entrando nos eixos judiciais. Além disso, eu estou satisfeito com as “Boas”, “Redondas” e a rotulação de ser “Brahmeiro” durante o horário da novela. Um brinde! Só quando acabar a quaresma, é claro.

André N. Bueno

@dedenb

Um comentário:

  1. sucesso aqui hein...ta mandando muito bem (óbvio)... so ta faltando uns fãs!
    ganhou uma!

    ResponderExcluir