domingo, 21 de março de 2010

Um outro patamar de Tecnologia!

Certa vez, em alguns blogs e na Globo, assisti a uma reportagem que deu uma reviravolta em tudo o que eu considerava “Alta tecnologia”. Embora estejamos em um período que a “Produção 3D” caiu nas graças de todos – Televisão, cinema e afins -, uma criação em especial me tomou todo o fôlego ao tentar entendê-la: a Impressora 3D.

Construída há 20 anos por um engenheiro americano que é dono de uma empresa especialista em projetos de Engenharia e Desenho Industrial, o objetivo dessa sensacional invenção é construir o futuro. A partir de um projeto feito no computador, cabe à máquina oferecer a oportunidade de visualização no tamanho original. Todo esse processo é feito com plástico derretido em um processo super complexo de sobreposição.

Um ponto super positivo que vi no blog Olhar Digital é a habilidade dela de se auto reproduzir. Isso mesmo! A impressora tem a capacidade de multiplicar, necessitando apenas da comprar as matérias-primas.


O interessante é que essa impressora dialoga diretamente com o Universo 3D, que vem sendo criado atualmente, mesmo ela tendo sido criada há tempo suficiente para se participar de quatro Copas do Mundo. A grande diferença percebida imediatamente é a funcionalidade. A impressora, diferente das produções, não tem a intenção de entreter, mas sim de ser uma maneira barata e inteligente de resolver os problemas do cotidiano.


O que atrai muito nesse procedimento é a mágica, mas com uma pequena diferença. A impressora 3D tem a capacidade de transformar em realidade tudo o que um dia foi presente no mundo virtual. Diga você mesmo se não é uma “pancada na cabeça”? Eu estou desnorteado até agora.


André N. Bueno
@dedenb

9 comentários:

  1. Caaaaracaaas o_O Impressionante, não da pra duvidar de nada mais, muito louco isso !

    ResponderExcluir
  2. Realmente revolucionário. Queria poder ver ela pessoalmente, deve ser incrível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse pessoal tentando estágio na 4P... =)
    Mandou bem!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo André, muito boa noite! Entrei aqui rapidamente para dizer que postarei seu texto nesse exato momento! Obrigada, obrigada, obrigada por aceitar colaborar com o nosso time!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Eu sinceramente nao consigo imaginar a existencia de uma impressora dessas.muito top

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a cada dia que penso conhecer mais sobre tecnologia, vejo que sou mais ignorante. kkkkk
    Adorei essa impressora. rs
    =)
    Adorei o post.
    Abraço

    ResponderExcluir