sábado, 6 de março de 2010

As marcas e a cultura do Futebol


Após ficar praticamente o dia inteiro longe do computador, decidi escrever sobre uma coisa que praticamente todos os habitantes desse país amam: o futebol. A relação do brasileiro com o futebol é tão forte que pode ser comparado a uma relação conjugal, ou até mais intensa, pois muitos maridos já tiveram que dormir no sofá após tirar a sua esposa de frente da televisão na hora da novela das 8h para assistir um joguinho.

A situação está em um nível tão avançado que começaram a ser usadas expressões que anteriormente eram bastante utilizadas definir a intensidade de relacionamentos entre as pessoas. Como exemplos têm um vascaíno, que diz ser “unha e carne” com seu time, um flamenguista que tem um “amor platônico” pelo seu, e o botafoguense, que diz... Ah, o botafogo nunca diz nada.

Assistir futebol está tão enraizado na cultura brasileira assim como comer arroz no Japão, ou não tomar banho na França, ou matar judeus na Alemanha. Mudar cultura é uma coisa complicada, da última vez que tentaram fazer isso no Brasil teve um monte de portugueses e índios mortos, mas isso é outra história.

Aproveitando toda a repercussão que o assunto futebol causa no mundo da comunicação, as marcas ficam com a obrigação de aproveitar essa brecha e investir bastante em suas publicidades, e estão agarrando essa chance e fazendo bonito, utilizando (como eu sempre prezo) o bom uso da criatividade. E não é apenas por parte das empresas que mexem com o ramo esportivo. Como modelo de boas propagandas relacionadas ao futebol que estão na mídia tem o ramo das cervejas, representadas basicamente pela Skol e Brahma.

Mas não se restringe ao Brasil. Marcas como a Nike e a Adidas estão fazendo bonito no exterior e, além disso, estão sabendo utilizar a evolução da tecnologia, as novas tendências, a mudança do comportamento humano e dos processos de criação de propaganda para criar as suas. A Nike foi uma que me impressionou bastante com uma propaganda chamada “Take it to the next level”, onde utilizou a câmera toda em primeira pessoa, pois foi uma quebra de tudo o que eu já tinha visto em publicidade que coloca foco no futebol.



E tenho certeza que não vai parar por ai. Como é ano de Copa do Mundo na África e tendo o Brasil como favorito a hexacampeão – como sempre -, quase todo o enfoco do mundo da comunicação está nisso, e mais que justo. Quando as oportunidades aparecem para nós, temos que agarrá-las. E, devido a isso, não será diferente no meio das marcas. Pensa o seguinte: Já que temos uma platéia lotando um teatro, um holofote aceso e apontando para o centro de um palco, por que não podemos nos esforçar para ser a atração principal?


André N. Bueno
@dedenb

2 comentários:

  1. Eu boto fé, concordo com você. Acho que falou um videozinho daquela propaganda da skol, hahahahahahhaha, vale a pena. É uma coisa que tá enraizada mesmo e não tem jeito, viver sem futebol é viver sem música.

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  2. E Salim poetizando sobre futebol aqiu em cima?! hihihi.

    Cara, eu me amarro nas propagandas da Skol e da Brahma sobre futebol!
    :D

    (BOM Futebol)² + Carnaval = Brasil.

    Essa é a equação do nosso país lá no estrangeiro! FATO! ;D

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