segunda-feira, 8 de março de 2010

Às mulheres: O mundo!


A partir do dia 5 de julho de 1988, uma grande data que significa o início de todo o meu parecer sobre a existência humana (ou, falando de uma forma mais simples, o dia em que nasci), e não tem como eu deixar passar em branco, sem um bom texto, excelentes comentários e um monte de elogios, um dia que representa tanto igual esse, o dia Internacional da mulher.

Como um exímio adorador do assunto “mulher” e um apaixonado por comunicação, tenho plena convicção que não vai ser tão difícil fazer uma ligação entre esses assuntos tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexos. Mentira! Com certeza esta foi uma das maiores mentiras que eu já contei em toda a minha vida. Quem eu estou querendo enganar quando eu digo que vai ser simples falar de uma coisa que estou tentando entender há 21 anos?

Esse dia de grande importância, tanto no significado original como no comercial, tem como principal alicerce a “proclamação da independência” feminina, que aconteceu no início do séc. XX quando as mulheres batalhavam para ter direitos iguais aos dos homens (direito de voto, melhores condições de trabalho, etc.). Depois disso, elas nunca mais tiraram os pés do acelerador e, então, têm caminhado a passos largos para a dominação do mundo. E acha que eu estou brincando? Não mesmo.

A mulher contemporânea tem quebrado todos os paradigmas, assumindo uma postura e mentalidade diferentes do que se observara antigamente. Elas largaram o “cafofo” e foram buscar o seu espaço, não apenas no campo dos direitos humanos, mas estão se inserindo, cada vez mais, no campo das artes, da política, da economia e, como não era de se esperar, da comunicação. E não estão fazendo feio, muito pelo contrário.

Acabou-se o antes dito ”cargo masculino”. Nas agências de propaganda, por exemplo, elas estão em todas as partes. Do atendimento à criação, do planejamento à mídia, se inserem, e estão botando pra quebrar. Alguns contratantes têm preferência pela mulher em assumir alguns cargos, mas não as descartando de ocupar outros. Acredito que isso se deve ao olhar singular e a sensibilidade exacerbada que elas têm, pois isso é muito valorizado no mundo da propaganda. A visão de mundo diferenciada e a maior tranqüilidade na interação com pessoas (no maior nos casos elas têm) são grandes motivos para escolher uma mulher para participar da criação, do atendimento, do planejamento, e de todas as demais áreas.

Tanto é verdade que o maior comercial de todos os tempos, considerado um ícone da propaganda brasileira e mundial, um dos mais premiados do mundo (se não o mais!) foi feito por uma redatora publicitária na época em que trabalhava na W/ Brasil. O seu nome é Camila Franco e o comercial que falo é o de título “Meu primeiro sutiã”, da marca Valisère.


Como se não bastasse nos retirar vagas nas agências, também tem tirado das redações dos jornais. Pelos mesmos motivos citados antes e adicionando o fato da maior capacidade de concentração, elas têm sido contratadas nos maiores pólos de comunicação brasileira e mundial. Não é comum ouvir falar de mulheres que saíram do Brasil para viver em outro país e trabalhar em jornais de renome. Exemplos de grandes jornalistas nós temos aos montes, tais como Patrícia Poeta, Fátima Bernardes, Glória Maria, além das muito competentes que se formam todos os anos.

Então, homem, respeite muito as mulheres. Não faça igual alguns idiotas que dão revelações como “E que homem nunca saiu na mão com a mulher?”. Sabemos que você está muito irritado por ter perdido a sua vaga para aquela moça criativa que usa salto alto, mas não é problema dela, mas seu. Sua incompetência faz o trabalho dela muito melhor e, ainda, sem fazê-la quebrar nenhuma das unhas.

Por isso, não as subestime. Não é por causa da famosa TPM que devemos ficar achando que somos melhores que elas, sendo que nem sabemos ao certo o real significado e, ainda assim, ficamos afetados. Meus caros, eu lhes digo. Quando essa época chegar, trate-a melhor que de costume, pois uma vez uma menina me falou que estava de TPM e eu disse: “Ah é? Está com tensão pré-menstrual?” E ela me respondeu calmamente: “Não. Estou treinada para matar”. Então, Cuidado!

Senhoritas, parabéns pelo dia de vocês!


André N. Bueno

@dedenb

8 comentários:

  1. Adorei o post amor, nao é qualquer homem que conseguiria falar de mulher do jeito que você falou. Parabéns para você pelo texto e Parabéns para as mulheres nao só pelo nosso dia, Mas por todas essas conquista que estamos alcançando todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. É, acho que você deixou um pouco do machismo de lado, é verdade.
    Sim, tome muito cuidado com mulheres de tpm, pode ser muito prejudicial =) Mas não se preocupe, isso passa logo.
    E não se esqueça: Vocês, homens, não seriam nada sem nós, muheres. E tenho dito ! Beijos, chatice

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Tá cada dia escrevendo melhor ;)

    Rá.Uma mulher na TPM deve sempre receber toda atenção do mundo!
    Nunca substime uma crise de TPM! :D

    Beijinhos e parabéns pra gente!

    ResponderExcluir
  4. Déco, tá escrevendo cada dia melhor!
    E demonstrou que é um grande sábio entendedor do universo feminino!
    Um jeito masculino de falar, sem deixar os pré e preconceitos aflorarem! ;)
    Um salva de palmas!

    Ai, mulher em TPM,
    é quase tão mortal quanto a bomba de Hiroshima ou Antrax! :X
    Lembre-se disso!

    E... eu acho que essa frase se aplica em muitos aspectos de relacionamentos e comparações entre homens e mulheres "Sua incompetência faz o trabalho dela muito melhor e, ainda, sem fazê-la quebrar nenhuma das unhas." hihihi

    Substimar uma mulher, pode ser um erro muito grande, e uma condenação à forca! Fica a dica! ^^

    Ficando fã desse blog aqui, a cada post, friend!
    :*

    ResponderExcluir
  5. tpm é uma merda. to quase colocando OFF no msn pra nao perder amigos hahahahaha

    show o blog dede :*

    ResponderExcluir
  6. Ei, André!
    Adorei o texto, e tá super recomendado. Quem diria que daqueles tempos de renovaçao (nossa infancia!) nos renderiam bons frutos assim? hahahah Parabens, porque pelo visto voce tá no caminho de se tornar um ótimo profissional, principalmente por gostar e sempre procurar saber mais sobre o que faz. Bom "te ver" assim. :)
    Boa semana, querido.

    @camilla_rs

    ResponderExcluir
  7. Tava lendo à um segundo atras o livro da W/BRASIL, exatamente na parte que fala da criação do "Meu primeiro sutiã". :)

    Parabéns à mim, pelo meu dia. haha

    ResponderExcluir