segunda-feira, 15 de março de 2010

"De volta para o futuro" : O novo tipo de cinema.

Cada vez que assisto a trilogia do filme “De volta para o Futuro” (Back to the Future), que, aliás, é um dos meus favoritos, me surpreendo mais com sua inteligência. Assistir um filme pela segunda vez é como ler um livro novamente, pois sempre é descoberto algo novo que deixou passar despercebido na última vez. Depois que entrei no curso de publicidade, então, passei a notar tanto detalhe que podemos discutir durante um mês sobre temas Comunicação, futurismo, evolução, tecnologia, design, moda, e diversos outros.

Dando um show de atualidade e suposições, o filme projeta o ano de 2015 e as possíveis evoluções que, antes pensadas pelo roteirista e pelo diretor, viriam a acontecer. Assuntos abordados como viagens ao futuro, holografia, skates e carros voadores e videoconferências são freqüentes em seu roteiro e fornecem todo um cenário futurista a obra. Hoje, no ano de 2010, com as evoluções tecnológicas que vêm acontecendo, ainda duvida que Steven Spielberg seja um visionário?

Além de futurista, o filme soube aproveitar as “brechas” e oportunidades para ganhar dinheiro com a comunicação. Um exemplo a ser citado é o do bom uso do merchandising, muito presente em todo o filme. Marcas como Pepsi e a Nike investiram pesado para ganhar visibilidade. Elas não “apareceram” apenas, mas se mostraram atualizadas – com as mudanças de época, o design também se alterava -, e sempre adaptadas ao consumidor.

O que gera muita discussão até nos dias atuais é a, vamos dizer, “ousadia”, de prever o futuro e suas evoluções. Sem dúvidas “De volta para o Futuro” é uma produção muito à frente de sua época e que influenciou muito o modo de se fazer filmes de Ficção científica e o modo de como as pessoas aceitam eles. O modo como retrata o futuro, o passado e a viagem no tempo, prende a atenção do telespectador de uma maneira que nunca foi vista. A simpatia criada pelo público-alvo, basicamente composto por adolescentes, ao redor do Marty McFly (personagem do Michael J. Fox), é tamanha que se criou moda.


Não poderia ser de outra maneira, né? O surgimento de tendências e modas, com o passar do tempo, só tem aumentado. E, claro, a mídia é um prato cheio para essa “invenção de moda” (hã, hã, sacou o trocadilho?). O mistério revelado é que o filme conseguiu fazer com que a popularidade do personagem crescesse tanto a ponto de muitas pessoas almejarem aventuras como as dele. E, além disso, qualquer adolescente que se preze quer ter um estilo de vida parecido com a do Marty. Ou você não queria ter aventuras pelo tempo, um skate flutuante, tocar guitarra e namorar a menina mais popular da escola?


André N. Bueno

@dedenb

2 comentários:

  1. que legal esse post dedé! eu adoro esse filme :))
    e é tão engraçado pensar que nos anos 80 eles imaginavam 2015 dessa forma... e tá quase chegando né?
    ahhaha

    ResponderExcluir
  2. Oooown.

    adoro a trilogia!
    Eu li não lembro aonde, que tão querendo lançar o "De volta para o futuro" em 3D.

    E o mais legal eh ver toda essa coisa de teletransporte que achavam que teria nos dias de hoje. Lembro que assistindo 2000 e qualquer ano sucessor estava so far away!

    adoro ;)

    ResponderExcluir