quarta-feira, 24 de março de 2010

A História do Marketing

Como eu disse em um post que fiz no passado: tudo é cíclico. É isso mesmo, não estou brincando. Eu até citei o exemplo de moda, onde dizia que a estação das "saias-altas" não é um frenesi criativo dos estilistas, mas uma adaptação do estilo que era usadas por nossas mães e, agora, caiu nas graças das mulheres de nossa geração. A "ciclicidade" das coisas tem um propósito bom, que é manter a a existência de tudo o que vem acontecendo, mas adaptando com a evolução tecnológica que temos presenciado.

A comunicação que temos também é cíclica, mas as invenções tecnológias tomam lugar do já obsoleto material usado antes. O marketing - que terá sua história contada logo em seguida - é obrigado a se adaptar ao tempo em que está, sempre formulando soluções fundamentais para os problemas que aparecem. A estratégia precisa cada vez mais ser singularizada à ponto de encaixar perfeitamente nas novas plataformas e novidades que surgem. A comparação do tempo da idade da pedra para os anos 2010 é a seguinte: Vamos continuar escrevendo nas paredes. No entanto, ao invés de escrevermos nas paredes reais das cavernas, escreveremos nas "paredes virtuais" (orkut, facebook, twitter, etc.) que são crias da Geração Y.

(para ver, clique aqui)

Bacana né? Nós somos Marquetólogos dos tempos das cavernas com as fantasias e apetrechos da nova geração. Mas não pense que deixamos tudo pra trás. Não mesmo. De vez em quando é necessário fazer com que os nossos ancestrais "se entendam" com a nossa galera. E é nesse momento que eles precisam usar o tão temido tacape. Ainda mais quando se trata do meu querido e lerdo computador.

A imagem e o título (traduzido para o "Mostre sua Idéia") foi retirado do blog Update or Die, que é muito bom! Vale a pena visitá-lo.


André N. Bueno
@dedenb

Um comentário: